sábado, 26 de abril de 2014

The Last Of Us

TITULO: The Last Of Us
GÊNERO: Survival Horror
DESENVOLVEDORA: Naught Dog
SUPORTE: 1 Jogador/Multiplayer Online
LANÇAMENTO: 14/06/2013
MÍDIA: Digital/Fisica
PLATAFORMA: PS3

   Quando ouvi falar de The Last Of Us pela primeira vez em um trailer da E3 logo pensei que a Naught Dog estava tentando levar Uncharted ao mundo do survival horror. Era impossível não associar um jogo ao outro porem a medida que novas informações foram sendo liberadas TLOUS mostrou que tinha uma identidade própria e ao contrario das suposições iniciais nada tinha em comum com seus dois irmãos mais velhos Uncharted 1 e 2, já consagrados no mundo dos jogos. Para começarmos eu irei dar um aviso, se voce esta acostumado a jogos de tiro desenfreado ou aos novos jogos do gênero survival horror que mais parecem um tps The Last Of Us sera uma quebra de paradigma. O jogo incentiva o jogador a se manter calmo e cauteloso a todo momento deixando evidente que qualquer movimento mal calculado pode ser o ultimo. Completamente imersivo em historia e ambientação TLOUS é uma perola da sétima geração de consoles e merecidamente um "Game of the Year".

   Como o gênero indica The Last Of Us é um jogo de sobrevivência e não de ação desenfreada embora o
game em determinados momentos se torne mais intenso obrigando o jogador a agir e tomar decisões rapidamente. Acompanhamos a jornada de Joel, um sobrevivente da pandemia que destruiu o mundo e Ellie, uma garota nascida no mundo pós apocalíptico. A historia toma como base a evolução de um fungo parasita cordyceps capaz de infectar seres humanos transformando-os em zumbis que atacam qualquer criatura viva ao seu redor. A população mundial foi dizimada e os sobreviventes ou se contentam em viver dentro das zonas de quarentena em regime militar ou como fugitivos em meio aos infectados onde precisam roubar e matar para sobrevier.

 
 Joel é um sobrevivente que ao lado de sua companheira Tess trabalham como contrabandistas de armas para dentro da cidade onde as revendem em troca de tickets de comida e favores. O mundo já destruído se torna um caos ainda maior quando um grupo que se auto intitula como "Os Vagalumes" inicia uma serie de ataques contra o governo ditatorial e é em um desses ataques que o protagonista da nossa historia encontra Marlene, a líder dos Vagalumes, que em troca de devolver algo pertencente a Joel pede que ele faça um trabalho, Levar uma mercadoria ate o outro lado da cidade. É nesse ponto onde conhecemos Ellie, a segunda protagonista e a alma do jogo. TLOUS basicamente consistem em uma grande viagem pela America em busca da base dos Vagalumes onde Joel deve levar Ellie porem o que realmente importa aqui não é o fim e sim como a historia se desenvolve.

   Começando como dois desconhecidos ate criarem laços extremamente profundos toda a experiencia do
jogo é voltada para os sentimentos e emoções dos protagonistas, dos coadjuvantes e ate mesmo do mundo ao redor e tudo isso consegue afetar de forma esplendida o jogador fazendo com que ele sinta a historia de uma manteira unica. Os personagens na tela parecem estar realmente vivos e demonstram emoções diversas as situações que passam alem de interagirem constantemente um com o outro. Joel e seu jeito carrancudo e fechado mas que aos poucos vai se abrindo com uma Ellie inicialmente mal encarada que demonstra na verdade ser extremamente brincalhona e divertida. Falando em Ellie, ela é o que faz o jogo funcionar, a forma como ela age, como ela anda pelo cenário interagindo com os objetos a sua volta, as falas e conversas, tudo isso acaba conquistando o jogador e dando a sensação de que a garota é um ser humano real e estamos vendo um filme e não jogando algo.

   Em termos gráficos TLOUS demonstra a que veio logo na primeira CG do jogo e quando assumimos o controle do personagem ingame ficamos espantados por alguns momentos com oque vemos. A respiração, as expressões e jeitos, a interação com o ambiente, tudo é extremamente bem feito e em conjunto forma algo incrível. A dublagem do jogo é impecável e combina perfeitamente com os personagens e demonstra o apoio que a Sony tem dado cada vez mais ao mercado brasileiro localizando completamente todos os exclusivos da plataforma. O ambiente extremamente bem detalhado é único e o jogador nunca vera duas casas iguais, essas alias que possuem historias próprias, lembranças e marcas dos moradores de uma era pre apocalíptica. Vemos quadros, cartas, objetos e lembranças que nos fazem imaginar o que as pessoas que moravam ali eram e onde estão agora. O mundo é vivo e habitado por diferentes criaturas e com o tempo o jogador vai aprendendo a identificar locais suspeitos, locais desabitados e a se orientar em meio as ruas das cidades desertas e florestas fechadas. O mundo em si, agora tomado pela natureza, conta uma historia própria e unica que foi construída com esmero pela ND como nunca antes se havia visto em um jogo. 
   

 No decorrer da aventura enfrentamos diversos tipos de infectados que se tornam mais fortes segundo o tempo de infecção e cada um possui seu próprio estilo de combate e individualidades. Os Corredores, ou Runners, são inimigos no primeiro estagio de infecção e mantem feições humanas em sua maioria. Sua visão ainda funciona e a audição é levemente apurada. Eles podem te ver e ouvir sendo necessária uma abordagem mais cuidadosa e manter-se oculto nas sombras. Apesar do perigo são inimigos relativamente fáceis de se abater mesmo em grande quantidade. Os Estaladores são um assunto diferente, tendo o rosto deformado pelo fungo eles perderam completamente a visão mas possuem uma audição extremamente apurada. É possível andar com cautela em frente de um deles sem que atraia sua atenção porem qualquer movimento rápido vai fazer com que o inimigo imediatamente corra em sua direção e caso o jogador seja pego por um estalador a menos que tenha feito determinado upgrade ou possua uma faca no inventario é game over imediato. Os vermes são o estado de infecção mais avançado e possuem um escudo natural alem de diversos tipos de ataques tóxicos. Extremamente resistentes apesar de não causarem morte imediata também não morrem fácil. Em todos os embates entre Joel e os infectados é necessário andar com cautela, modo onde Joel pode "escutar" os passos dos oponentes através de portas e paredes podendo assim se precaver de algum ataque e preparar uma estrategia, fator que alias foi muito bem feito e nos fones certos ou home theater é possível realmente saber a direção do oponente simplesmente escutando seus movimentos, e então atacar cada um de forma rápida e implacável. Alem dos infectados a dupla de protagonistas enfrenta também diversos humanos, ladroes e canibais ao longo da aventura o que demonstra o lugar frio e implacável que o mundo se tornou e como isso afeta uma garota inocente como Ellie. É interessante ver como a experiencia ganha na viagem muda o temperamento e ações da garota. Estas pessoas dão lugar ao combate furtivo para uma troca de tiros desenfreada onde ganha quem ficar em pe por ultimo.


   Alem do sistema de combate furtivo o jogo possui um sistema de craft de itens utilizando diversos objetos encontrados por Joel e Ellie ao longo do caminho e também um aprimoramento de armas e habilidades dando ao desenvolvimento da historia um Q de RPG e também a sensação de evolução. É interessante como a ND tomou cuidado ate mesmo nesta parte em distribuir os itens nos lugares certos, por exemplo uma bandagem que nunca sera encontrada em uma lata de lixo e sempre esta ou na gaveta da cozinha ou no banheiro. Quanto mais a historia progride mais vemos o estado de decadência humana e ate mesmo Joel é brutal e implacável sem hesitar em esmagar a cabeça de outro humano contra uma parede ou qualquer outra atitude de violência extrema ao pondo de fazer Ellie se queixar se tudo aquilo é realmente necessário e se ele tem de matar todos desta forma. 



   The Last of Us é impressionante em diversos aspectos porem sua historia imersiva e seus personagens extremamente bem construídos são únicos e fazem com que o jogo seja ainda melhor. Ousaria dizer que nunca antes um jogo conseguiu atingir um nível tão alto de ligação entre o jogador e os personagens superando ate mesmo cenas icônicas como a de Aerith em Final Fantasy 7 ou diversas outras que ficaram eternizadas na mente dos jogadores. Compra obrigatória para todos os donos de Playstation 3 The Last Of Us não apresenta quase nenhum defeito e se aproxima da perfeição possível em um videogame da sétima geração. 
   
-A.J-

   


0 comentários:

Postar um comentário